JORNALISTAS DE MT EM CAMPANHA SALARIAL 2008
"PRA TIRAR O ATRASO !!!"
Todas as empresas de comunicação de Mato Grosso convocadas pelo Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) estiveram presentes hoje (25) na primeira rodada de negociações puxada pelo Sindicato.
As empresas foram convocadas por meio de edital publicado em Diário Oficial e de ofícios, aos quais foi anexada a pauta de reivindicações, tirada na Assembléia Geral Extraordinária, dia 16 de janeiro deste ano, em que a categoria pensou junto sobre as demais questões que nos atingem, financeiras e aquelas que interferem na rotina de trabalho.
As empresas convocadas foram:
Grupo Zaran, Grupo Gazeta, Grupo Diário de Cuiabá e Grupo Folha do Estado.
"Vocês já são vitoriosos", parabenizou o advogado Francisco Faid, ao final das quatro reuniões, se referindo à presença dos representantes das empresas. Nos últimos anos, nem sempre as empresas se fizeram presentes em reuniões convocadas pelo Sindicato.
Sinal de que não há como ignorar a luta dos jornalitas !!!
Nenhum dos representantes das empresas, no entanto, fechou acordo.
É importante ressaltar que as pautas foram enviadas com antecedência, mas todos alegaram não terem feito uma conversa prévia capaz de resultar num acordo imediato.
O representante do Grupo Zaran, Paulo Rogério Vargas, disse que estava presente nessa primeira reunião só para ouvir o Sindicato. E que a empresa tem interesse em negociar. Pactuou-se que irá entregar contraproposta dia 9 de abril às 8 horas. Ele questionou o porquê da preocupação do Sindicato com a questão ASSÉDIO MORAL. A presidente do Sindicato, Keka Werneck, respondeu que este é um conceito novo, que esta prática não ocorre somente nas empresas de comunicação e que tem dado ganhos de causa em boa parte dos tribunais do país. E que o Sindicato tem preocupação em não permiti-la. Ele também questionou sobre estágios. E o Sindicato pontuou que está é questão séria e que precisa ser balizada pela entidade de classe.
O bacharel de Direito enviado pelo Grupo Gazeta, Sérgio Paganotto, também disse querer ouvir o Sindicato. Ele não fez questionamentos sobre a pauta de reivindicações. Pactou-se que trará contraproposta dia 4 de abril às 8 horas.
A represente do Grupo Diário de Cuiabá, Clara Tanaka, também não trouxe contraproposta e disse, de antemão, que achou a pauta bastante exigente e que não poderia cumprir com determinadas cláusulas. Disse no entanto que haveria como negociar um piso de cerca de R$ 1,5 mil. Mas que não poderia fechar questão, antes de levar esta discussão para junto do proprietário do DC, Adelino Praeiro. Clara disse também que muitas das propostas na pauta já estão na lei. “Estão na lei mas nem sempre são cumpridas”, respondeu a secretária geral do Sindicato, Márcia Raquel. A representante ficou de enviar contraproposta dia 4 de abril, às 9 horas.
Dois advogados e o gerente administrativo-financeiro da Folha do Estado chegaram ao Sindicato dizendo que a empresa não foi simpática à nenhuma das cláusulas da pauta de reivindicações. Mas acabaram acatando a sugestão do Sindicato, de levar a pauta à presidência da empresa, para nova análise. Pactuou-se que dia 4 de abril, às 10 horas, vão apresentar, sim, contraproposta.
O sindicato aguarda essas contrapropostas, lembrando que está avalizado para flexibilizar, dentro do que foi definido, e votado, na Assembléia Geral Extraordinária, do dia 16 de janeiro.
MAIS UM PASSO IMPORTANTE FOI DADO NESTA CAMPANHA SALARIAL 2008.
O advogado Faid destacou a todo tempo que o piso da categoria é o mesmo há uma década. O que fortalece o grito desta campanha que é "PRA TIRAR O ATRASO !!!"
PARABÉNS A TODOS QUE ESTÃO NESTA LUTA DE FORMA DIRETA E A TODOS QUE
FAZEM A LUTA DIÁRIA NAS REDAÇÕES, NAS ASSESSORIAS, NOS DEMAIS AMBIENTES
EM QUE HÁ JORNALISTAS, NO TRABALHO EXAUSTIVO QUE SÓ NÓS, JORNALISTAS,
SABEMOS QUE ENFRETAMOS TODOS OS DIAS, COM A RESPONSABILIDADE QUE É
TRATAR DA VIDA DAS PESSOAS, DA DINÂMICA DA SOCIEDADE, GANHANDO SALÁRIOS
NÃO CONDIGNOS COM TUDO ISSO E MUITAS VEZES EM ATRASO.
SÓ PERDEM OS QUE NEM LUTAM !!!
SÓ PERDEM OS QUE NEM LUTAM !!!
Um comentário:
Mais do que parabenizados, estamos empolgados com a nossa luta, e isso é o mais importante. Sentir a energia, a vibração de querer fazer diferente.
Beijos
Alcione
Postar um comentário