Celso Schröder, jornalista, professor, vice-presidente da FENAJ, coordenador do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) e membro da diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, foi eleito no último domingo (5/10) o novo presidente da Fepalc (Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe).
A escolha aconteceu durante o terceiro congresso da organização regional da Federação Internacional dos Jornalistas (FIP), realizado no México.
Mais de 100 jornalistas e ativistas da liberdade de expressão e direitos humanos participam das jornadas que começaram em 29 de setembro e se estendem até hoje (07/10), com uma conferência sobre segurança de imprensa organizada pelo Instituto Internacional para a Segurança de Imprensa (INSI).
O México foi escolhido como sede do encontro latino por ser um dos países mais perigosos para o exercício da profissão de jornalista. Segundo informações do diretor do Escritório da FIP para a região, Gregório Salazar, dos 23 profissionais mortos ao longo de um ano na América Latina, sete foram assassinados no México.
A Federação, que representa 600 mil jornalistas de 120 países, lançou campanha contra a impunidade, em especial no que diz respeito aos latinos, pois se estima que aproximadamente 300 profissionais da informação tenham sido assassinados durante a última década no exercício de sua função.
Fonte: SJSP
Nenhum comentário:
Postar um comentário