DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

20 de mar. de 2009

EU ME PREOCUPO!


Curso de jornalismo ambiental começa na terça-feira


Começa na terça-feira, 24 de março a primeira etapa do curso de jornalismo ambiental promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso e Núcleo de Ecomunicadores dos Matos, uma ong de comunicadores e educadores ambientais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Os encontros serão realizados mensalmente, às terça-feiras, às 19 horas, no auditório da ADUFMAT – Associação dos Docentes da UFMT, no campus I da UFMT. O objetivo é apresentar aos participantes questões que possam colaborar na realização de materiais jornalísticos voltadas para temas socioambientais, bem como debater assuntos atuais, tais como o mecanismo de REDD – Redução das Emissões de Degradação e Desmatamento.
Nesta terça-feira, as discussões serão sobre legislação ambiental e unidades de conservação com a jornalista Andrea Fanzeres, repórter do jornal ambiental O Eco, que trabalha com o tema desde que cursou o programa trainee em meio ambiente na Fundacão O Boticário, em 2005 e com a advogada Giselle Vieira, coordenadora do Escritório Modelo Ambiental da Faculdade de Direito da UFMT. A programação do curso segue no dia 14 de abril com o tema Economia Ecológica. Em maio o encontro será no dia 18 e abordará as questões indígenas.
“Mato Grosso costuma ser destaque na mídia por seus problemas ambientais, mas também por suas oportunidades no campo ambiental. Isso faz com que o profissional de comunicação tenha de lidar frequentemente com o tema. Esse curso será um oportunidade de se aprimorar nas atuais questões ambientais. As palestras também servem como um aquecimento para o Congresso Brasileiro de Jornalistas Ambientais, que acontece em outubro em Cuiabá”, afirmou André Alves, jornalista e membro do Núcleo de Ecomunicadores dos Matos.
O terceiro Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental será realizado entre os dias 9 a 12 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, MT e terá como tema central o meio ambiente versus projetos de desenvolvimento. A programação contará com palestras, mesas redondas, cursos, apresentação de trabalhos acadêmicos, exibição de filmes e várias atividades culturais.
As inscrições para o curso de Jornalismo Ambiental são gratuitas e podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico nucleodosmatos@gmail.com. Informações pelo portal www.dosmatos.org.br ou pelos telefones 65 8411-4983 ou 66 92169380. O curso tem o apoio do Formad – Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento e ICV – Instituto Centro de Vida.
O que: 1º Curso de Jornalismo Ambiental
Local: Auditório da Adufmat – Associação dos Docentes da UFMT
Oca da Adufmat – Campus I da UFMT
Horário: 19 horas
Inscrições gratuitas
Informações: 65 8411-4983 ou 66 92169380 ou 65 3621-3148


Programação:

24 de março
Abertura

Palestra: Legislação Ambiental: Tutela Jurídica Ambiental e Unidades de Conservação

Giselle Ferreira Vieira
Coordenadora do Escritório Modelo Ambiental da Faculdade de Direito - UFMT - Especialista em direito agro-ambiental.

Andreia Fanzeres
Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, cursou o programa trainee em Meio Ambiente na Fundação O Boticário, em 2005. Repórter do site O Eco.


14 de abril
Palestra: Economia Ecológica e REDD – Reduções das Emissões de Desmatamento e da Degradação
Palestrante: João Andrade - economista, mestre em Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente pela Unicamp

18 de maio
Palestra: Povos indígenas, conservação e uso dos recursos naturais
Realização:
Núcleo de Ecomunicadores dos Matos
Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso
Apoio: Formad e ICV

Nenhum comentário: