O deputado federal e vice-líder do Governo no Congresso Nacional, Carlos Abicalil (PT), aderiu à Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), em que estabelece a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão.
Abicalil também assinou a PEC com semelhante proposta de autoria do deputado José Airton Cirilo (PT/CE). Ambas as propostas são oriundas da repercussão da sociedade após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em derrubar a exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.
A sessão ocorreu no dia 17 de junho, desde então entidades ligadas a categoria de profissionais realizam manifestações por todo o país. Apóio- Abicalil recebeu representantes do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso na segunda-feira passada (22).
Os jornalistas levaram ao parlamentar a preocupação da categoria em relação à queda do diploma.
“Esta decisão pode representar um ataque a toda e qualquer profissão do país. Pois há declarações do presidente do STF e relator da matéria, que apontam um possível efeito dominó, colocando em sobressalto categorias de trabalhadores, que na avaliação dele não representam riscos à sociedade”, disse a presidente do Sindjor, Keka Werneck.
Esta não é a primeira vez que o deputado ouve a categoria de jornalista. No ano passado, Abicalil discursou na tribuna apoiando a luta dos profissionais pela regulamentação da profissão e obrigatoriedade do diploma especifico para o exercício do jornalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário