DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

16 de jun. de 2009

COMENTÁRIOS SOBRE O DIPLOMA 4

Leandro é jornalista em Sinop

Realmente é preocupante nossa condição. Por que se ‘travar’ uma disputa judicial por tanto tempo para retirar a obrigatoriedade do diploma se as empresas de comunicação e a Justiça poderiam se preocupar com aspectos mais importantes?

Será que nossa profissão não tem importância alguma para não necessitar de diploma para ser exercida? E os médicos, advogados, por que a eles são exigidos diplomas para o exercício da profissão? São privilegiados ?

Ora, não devemos desrespeitar aqueles que construíram uma carreira jornalística mesmo sem ter passado por uma universidade. Mas, se tivessem, teriam ‘levado menos pancada’ até aprenderem qual caminho seguir.

Vemos hoje que há empresas de comunicação em dificuldades financeiras e ainda tentando cumprir seus compromissos com os empregados. Isto acontecerá quando nossa imprensa sofrer o tão previsto inchaço?

A universidade é coisa séria e precisamos ser respeitados. Infelizmente teremos que aguardar para ver qual fim terá esta agoniante história. Mas, se o temido entre nós ocorrer a sensação será uma: os quatro anos de academia foram em vão. Imagine aqueles que ainda estão cursando jornalismo. Que estímulo terão para concluírem o curso já que qualquer um poderá ser jornalista sem regulamentação? E as faculdades, terão fim ? Se para ter mais liberdade de expressão é preciso derrubar o diploma do jornalista então comecemos a nos mobilizar para a queda dos diplomas dos médicos, advogados, contadores...

Que nossos ministros tenham sabedoria para decidir sobre um assunto tão delicado.

Nenhum comentário: