DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

17 de set. de 2009

Governo de MT convoca 1ª conferência estadual de comunicação

Está confirmada, para os dias 29, 30 e 31 de outubro, a I Conferência Estadual de Comunicação de Mato Grosso. O Governo do Estado publicou ontem (16.09) em Diário Oficial edital de convocação, assinado pelo governador Blairo Maggi.
A intenção é por em pauta nesta conferência as enormes distorções percebidas pela sociedade nos meios de comunicação, desde a programação das televisões, que nem sempre são de interesse do povo brasileiro, até os contratos de concessão, boa parte deles irregulares e em favor de políticos.
A Comissão Estadual Pró-conferência de Comunicação, composta por diversos movimentos sociais para cobrar dos governos o debate público sobre o assunto e a melhor regulação do setor, comemorou a notícia.
O entendimento dos movimentos sociais é que comunicação não é uma área de interesse apenas de profissionais da área, mas sim de toda da sociedade. Por isso mesmo integram essa luta, além do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Conselho Regional de Psicologia (CRP), o Grupo de Consciência Negra (Grucon), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), o Sindicato dos Professores do Estado de Mato Grosso (Sintep-MT), o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb-MT), a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (Enecos), o Diretório Central dos Estudantes da UFMT, campus Cuiabá (DCE-UFMT-Cuiabá), a Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT-MT), a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária em Mato Grosso (Abraço-MT) e outros movimentos pró-direitos humanos e LGBT, movimentos culturais e comunitários.
Na etapa estadual, Mato Grosso poderá tirar 21 delegados, entre representantes dos movimentos sociais, empresários e governo. A proporção é de 40% (povo), 40% (empresas) e 20% (governo).
Com Mato Grosso, agora já são 17 estados que vão cumprir a etapa preliminar da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), convocada pelo Governo Federal para os dias de 1 a 3 de dezembro, em Brasília deste ano.
Essa luta pela correção de distorções nas comunicações emergiu, fortemente, junto com outras bandeiras no pós-ditadura, década de 80. Com a abertura do país, ficou clara a necessidade de construir, junto com a democracia , uma imprensa que ouça o clamor de toda a sociedade e não somente de uma parte dela, detentora dos meios de produção e do capital.
Houve um vácuo político em torno dessa bandeira, mas com a chegada da internet, na década de 90, essa pauta voltou a sensibilizar coletivos em todo o Brasil.
Em janeiro deste ano, o presidente Lula anunciou publicamente, no Fórum Social Mundial, no Pará, que convocaria a I Conferência Nacional de Comunicação. Os movimentos sociais já cobravam isso dele insistentemente há pelo menos dois anos. A Conferência Nacional foi convocada oficialmente dia 16 de abril.
Em março de 2007, pela segunda vez, formou-se em Mato Grosso um grupo para discutir o assunto. Esse grupo se consolidou como a Comissão Estadual Pró-Conferência de Comunicação. Já havia surgido outro grupo no início da década de 90, dentro dessa mesma proposta.
A Comissão tentou por diversas vezes dialogar com o governo, para não só pedir a conferência estadual, mas também para conversar sobre a necessidade de reformas no modelo de comunicação em Mato Grosso. Agora, com a publicação do edital, espera que essa audiência seja possível, inclusive para debater a composição da Comissão Organizadora Estadual.
A pedido da Comissão Pró-Conferência, o deputado estadual Alexandre César (PT-MT) indicou ao governador que convocasse a conferência e agora irá chamar o povo para uma audiência pública, prevista para o dia 1 de outubro, às 14 horas, no auditório da Assembléia Legislativa. Podendo haver mudança de data.
No dia 17 de outubro, vem de Brasília José Sóter, coordenador da Abraço Nacional, para um seminário pré-conferência. A Comissão já realizou dois outro seminários, com os jornalistas também de Brasília Jonas Valente e Carol Ribeiro, ambos do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.
Para Carol Ribeiro, as comunicações no Brasil são “uma terra arrasada”. Ela diz isso para se referir aos problemas graves identificados no setor, que embargam o desenvolvimento cultural e social do país.
O tema da Conferência Estadual segue o mesmo da nacional. “Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital”.

2 comentários:

Altemar Dias disse...

Muito louvável a conferência.
Só resta saber se vai afetar a classe de radialistas de MT, que está jogada as traças.
99,9% da classe não tem a DRT, simplesmente porquê não temos um sindicato atuante para nos dar o devido suporte.
Será que a conferência vai abordar esse assunto?

Anônimo disse...

A Empresa Diamantinense de Comunicação – Jornal O Divisor de Diamantino – MT, está há 4 anos sem registrar nenhum funcionário, enganando jornalistas de todo Brasil e ninguém faz nada.
O verdadeiro nome do dono do jornal é Marcio Mendes, assessor de imprensa da Câmara de Diamantino, que está rindo da justiça, não registra funcionários e nada ocorre com ele, além de ser famoso por extorquir políticos para manter o jornal.
Seus funcionários trabalham em regime de servidão, sem receber hora extra, trabalhando até tarde da noite e sendo humilhados, e ninguém faz nada.
Registro em Carteira não é mais obrigatório no Brasil? Porque ninguém investiga o jornal O Divisor que há 4 anos sempre enganou seus funcionários e nunca registrou ninguém?
Por quanto tempo mais o jornal vai enganar profissionais de todo país que largam tudo para morar no interior do MT e são enganados com a falsa promessa de registro em carteira, hora extra e trabalho digno?
E os trabalhadores do jornal em Diamantino, Nobres, Nova Marilândia, Nova Maringá, São José do Rio Claro que vivem nas mesmas condições sem registro em carteira.
Quem pode tomar alguma atitude essa denúncia é feita constantemente e nada ocorre e mais gente é enganada e vai embora com uma mão na frente e outra atrás.
Não queremos que mais ninguém seja enganado. Justiça seja feita, alguém investigue a situação desses trabalhadores pelo amor de Deus. Quase todos os meses tem jornalista novo no jornal, que é enganado pelo Orkut com falsas promeças e vem para o MT, chegando aqui é só pesadelo, tem que viajar quase toda noite, além de trabalhar o dia todo e não ganhar hora extra, não ser registrado. Isso não é trabalho é servidão, trabalho degradante!

-Diamantino MT
Allex Dieckmann - Motorista e fotógrafo
Michel Dultra - Jornalista
Mateus Leite - Jornalista

- Nobres MT
Marcos Lopes - Repórter, cuida do comercial local e entrega jornal

- Sao Jose do Rio Claro MT
*Marcia Evangelista - Repórter, cuida do comercial local e entrega jornal
*Denise Ribeiro - Repórter, cuida do comercial local e entrega jornal
* O pagamento de cada uma é menos que um salário mínimo.

- Nova Marilândia MT
Rodrigo Moraes - Repórter, cuida do comercial local e entrega jornal

- Nova Maringá MT
Geovani Gabriel - Repórter, cuida do comercial local

---

Empresa Diamantinense de Comunicação Ltda.
CNPJ: 07.318.350/0001-40
Rua 18 de Setembro 270 Centro
Diamantino – MT CEP 78.400-000
www.odivisor.com.br