Será realizado amanhã (17), aberto a toda a sociedade, o I Seminário Livre Pró-Conferência de Comunicação, no prédio novo da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), à partir das 8h. O evento irá preparar o público para a Conferência Estadual de Comunicação, que acontece no fim do mês, aqui em Cuiabá.
O palestrante convidado para o evento é José Luiz Sóter, da Associação Brasileira da Radiodifusão Comunitária (Abraço Nacional). Sua palestra, seguida de debate, está marcada para a primeira parte do seminário. Sóter irá falar sobre os andamentos da Conferência e seus eixos temáticos.
No período da tarde, os participantes se dividem em grupos de trabalho, orientados por membros da Comissão Estadual Pró-Conferência de Comunicação, para debater os três eixos temáticos da Conferência Estadual e Nacional de Comunicação: Produção de Conteúdos; Meios de distribuição; e Cidadania: Direitos e Deveres. O objetivo é levantar a discussão, e também criar propostas concretas para cada um destes temas.
A comunicação é direito de todos os cidadãos e lida diretamente com outros setores como saúde, educação, meio ambiente, política, esporte. Então, é fundamental que a sociedade como um todo esteja envolvida com a questão da Conferência, e não apenas os que são ligados diretamente às comunicações.
O objetivo da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) é criar mecanismos de fiscalização e novas regulamentações para a mídia no país, de forma que ela seja diversificada, de fato, e que o povo seja melhor percebido, tenha mais vez e voz na comunicação. A Confecom acontece entre os dias 14 e 17 de dezembro em Brasília, e a Conferência Estadual de Comunicação, onde serão eleitos os delegados para a nacional, será realizada entre os dias 29 e 31 deste mês, em Cuiabá.
O Seminário de amanhã também marca o 4° mês de cassação da obrigatoriedade de formação acadêmica em jornalismo para o exercício da profissão. Desde junho, quando o Supremo Tribunal Federal decidiu a queda do diploma, o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso, uma das entidades a participar da Comissão Estadual Pró-Conferência, organiza atos nos dias 17 de cada mês. No primeiro mês foi uma Vigília (em frente ao Sesc Arsenal), no segundo, uso de roupa preta durante todo o dia, e no terceiro mês protesto na Praça Ipiranga em Cuiabá com carro de som. Agora, o dia da queda será marcado pelos debates no I Seminário Livre Pró-Conferência de Comunicação, já que as regulamentações das profissões da comunicação também serão discutidas na Conferência de Comunicação.
Mais informações: proconferenciamt@gmail.com / (65) 9223-2494 / 9922-9445.
Nenhum comentário:
Postar um comentário