VAMOS NOS INDIGNAR!
Já que não temos muito o que comemorar neste 07 de abril – Dia do Jornalista - vamos nos indignar!
Vamos nos indignar porque num país onde a maior carência é a educação, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que não é preciso estudar para ser jornalista.
Vamos nos indignar porque em Mato Grosso os jornalistas estão prestes a completar 15 anos sem piso salarial. Em 1995, foi estabelecido o piso de R$ 1.050,00. Na época essa quantia valia 10,5 salários mínimos. Hoje a referência continua a mesma, porém, significa pouco mais de dois.
Vamos nos indignar porque publicamos as mais diversas lutas e protestos por melhorias nas condições de trabalho, menos as nossas reivindicações. Essas nunca aparecem nos jornais, claro!
Vamos nos indignar porque enfrentamos uma batalha diária nas ruas para garantir a informação de qualidade e quando abrimos os jornais no dia seguinte, muitas vezes, nos deparamos com nosso esforço desperdiçado diante da censura. E quando a sociedade fala em cobrar qualidade dos meios de comunicação, aí o patronato levanta a voz, dizendo que isso é que é censura. Mentira! Todos nós sabemos que censura é não falar sobre alguns políticos corruptos, de algumas empresas que compram espaço publicitário e por aí vai.
Vamos nos indignar porque a informação não é tratada como direito humano. E sim como um produto para gerar lucro.
Vamos nos indignar porque estamos assistindo, bastante calados, à redução de uma das mais importantes profissões. Nós, jornalistas, não somos e não podemos ser tratados como massa de manobra. Mas muitas vezes temos sido.
A DIREÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário