Representantes do Ministério Público Federal (MPF) e membros de entidades e instituições que formam o Grupo Rede de Controle no Estado pretendem desenvolver várias ações em Cuiabá, para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção, em 9 de dezembro. A informação foi dada pelos representantes do MPF durante uma reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (20), na sede da Procuradoria da República em Mato Grosso.
| Foto: Everaldo Galdino |
No encontro, os representantes do MPF explicaram os motivos da organização e convidaram os participantes para discutir um plano de ação em combate à corrupção e organizar um grande evento na capital, a fim de mobilizar toda população para participar. Os participantes também puderam se posicionar sobre o assunto e propuseram suas ideias.
Entre as propostas levantadas por eles, estão previstos: realizar uma passeata nas ruas de Cuiabá; promover uma corrida-pedestre que lembre o tema “corrupção”; promover palestras na semana da comemoração nas escolas e universidades da rede pública e particular de ensino; distribuir panfletos, cartilhas, camisetas com mensagens sobre a data; realizar atividades socio-culturais: mobilização junto à sociedade, promover concursos nas escolas e universidades, realizar conferências livre sobre a Consocial; expor matérias e videos, dentre outros. Está previsto buscar patrocínio com os representantes dos segmentos do comércio, para garantir a realização dos eventos.
“A Rede não é uma associação, não é uma pessoa jurídica, é uma cooperativa formada por membros que atuam no Controladoria Geral da União (CGU), pelos servidores de contas públicas interno e externo do Estado, que contribuem na preventiva de ações negativas, como desvios de verbas públicas, danos ao patrimônio público e dentre outros. Nessa cooperativa, o objetivo é trabalhar em conjunto com os representantes dos segmentos e sociedade civil, para evitarmos ações repetitivas e trabalho isolado quando acontece os casos ilícitos”, destacou a procuradora do Ministério Público Federal, Vanessa Cristina Marconi Zago.
Segundo a procuradora do MPF, a intenção é promover uma comemoração especial sobre o Dia Internacional de Combate à Corrupção para que toda população participe.
O MPF informou que as propostas apresentadas pelos representantes das entidades, instituições e segmentos serão analisadas por uma comissão representada por alguns membros do Grupo da Rede de Controle, que deve aguardar também o posicionamento dos que não manifestaram se participarão do movimento.
Um novo encontro está marcado para o próximo dia 3, a partir das 14h, na sede da Procuradoria.
Participaram os representantes do Sindjor-MT, Receita Federal, UFMT, Jucemat, TCE-MT, Sesi-MT,Colégio Cin, Crea-MT, Caixa Econômica Federal, Ong Moral, Controladoria Geral da União (CGU), 9º Batalhão de Engenharia e Construção, Unimed, Sintep-MT, Policia Militar, Fiemt e Blogueiros de MT.
Fonte: Sindjor-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário