NOTA PÚBLICA
Jornalistas da Folha ameaçam fazer greve novamente
Trabalhadores da redação do Jornal Folha do Estado, em Cuiabá, decidiram em Assembleia Geral Extraordinária, segunda-feira, dia 6 de fevereiro de 2011, à noite, por indicativo de greve devido atraso salarial das folhas de dezembro e janeiro.
Já sentindo a insatisfação dos funcionários, que no final do ano passado fizeram greve por causa do mesmo problema, a empresa propôs um calendário de pagamento dos atrasados. Afirma que vai quitar dezembro até 10 de fevereiro, próxima sexta-feira; e janeiro uma semana depois, até o dia 17. Este mês, conforme o calendário da empresa, será pago até 20 de março.
As greves do ano passado forçaram a empresa a pagar os salários atrasados.
Os jornalistas da Folha do Estado, já muito saturados com essa situação de atraso que se repete, aceitam o calendário, mas só vão esperar até as 18 horas da data determinada para pagar. Caso contrário, no dia seguinte, entram em greve. Eles procuraram novamente a direção do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) que chamou a assembleia geral para discutir a insistente reincidência do problema.
O Sindjor-MT ressalta que, por lei, as empresas estão obrigadas a pagar salários até o quinto dia útil. Essa obrigação consta ainda do Acordo Coletivo, assinado entre o Sindicato e a empresa em questão, com validade de maio de 2011 a maio de 2012.
A diretoria do sindicato comunica que tem monitorado casos de atrasos salariais das empresas, como do jornal Diário de Cuiabá, e tomará medidas possíveis para resguardar conquistas fundamentais dos trabalhadores da imprensa, principalmente salário em dia, o que é um direito básico.
Diretoria do Sindjor-MT
Cuiabá, 8 de fevereiro de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário