Fundado em 7 de junho de 1972, o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) completa 40 anos nesta quinta-feira. Nesse período, profissionais ligados ou não à instituição sempre contribuíram com a entidade, nas propostas, nas lutas e em orientações.
Como exemplo, registra-se o fato de os dirigentes terem obtido pela organização sindical o maior piso do Brasil e da América Latina na década de 1990, equivalente a 10 salários mínimos na ocasião.
O sindicato, como menciona o atual presidente, jornalista Téo Meneses, tem sido uma forma de a categoria lutar permanentemente pelos seus direitos. “O Sindjor/MT vai refletir a participação de cada um. Quanto mais pessoas entrarem na luta, mais força terá o sindicato e o jornalismo”.
Comemoração
Para marcar a data, a diretoria e colaboradores Sindjor programaram o Arraiá dos 40 anos, a ser realizado nesta quarta-feira (6), às 20h, na Casa do Papai Noel (rua Rússia, 300, bairro Santa Rosa).
A ocasião, diz o presidente Téo, será um espaço para refletir sobre a profissão, a prática jornalística e confraternizar com os amigos, no momento de um mundo dominado pelo impacto da internet e suas ferramentas de comunicação e, simultaneamente, milhares de pessoas em desigualdade social. Um vídeo e fotos também mostrarão a caminhada das quatro décadas na festividade.
O presidente frisa também que a data comemorará ainda o Dia Nacional da Imprensa, ocorrido no dia 1º de junho, que registra a criação e circulação do primeiro exemplar do jornal Correio Braziliense, por Hipólito José da Costa, em 1808, em Londres.
Informações adicionais sobre o Sindjor/MT podem ser obtidas no endereço eletrônico www.sindjormt.org.br ou no telefone 65 3025 4723, das 12 horas às 18 horas, de segunda a sexta-feira, ou pelo email sindicatodosjornalistasdemt@gmail.com.
Fonte: Sindjor/MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário