DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

29 de out. de 2015

Repugnante - Diário de Cuiabá se mantém à custa de suor e lágrimas... dos funcionários


Há duas décadas é a mesma história. Entra ano e sai ano e o jornal Diário de Cuiabá, vive uma ‘crise eterna’. Sob a gestão de Gustavo Oliveira atrasa constantemente os salários chegando a dever, a um único funcionário, 79 salários sem previsão de que um dia vá pagar. Como ele consegue? É fácil. O proprietário cultua entre os funcionários a ‘Síndrome de Estocolmo’ onde o algoz é visto como protetor. Assim, eles esperam receber porque, ao cobrarem, ele está ‘sempre vendo uma forma de pagar’.
O diretor de redação do Diário de Cuiabá, Gustavo Oliveira, alega, há 20 anos, aos funcionários que o jornal está em crise

Enquanto ele sorri os funcionários não podem fazer o mesmo diante de uma vida como a mostrada nas fotos da casa em que mora o fotógrafo Lorival Fernandes

Sua tática é a seguinte: ao invés de cumprir com o calendário de pagamento dos salários, como manda a lei, ele usa de todos os argumentos para manter quem entra em ‘cativeiro financeiro’. Sim, porque promete que vai pagar e vai atrasando e atrasando, até a pessoa ficar refém da promessa de seu sustento e não conseguir sair do local esperando receber para quitar suas dívidas. O mais cruel é que, para manter a chama da esperança acesa o proprietário promove a retirada de ‘vales’;o pagamento pela metade ou o pagamento de um grupo considerado mais essencial em detrimento de outros que, por serem mais humildes, reclamam menos, ou nem isso.

Grito por socorro

É o caso do fotógrafo Lorival Fernandes, que trabalha há20 anos no referido jornal e que, esta semana,chocou e sensibilizouos colegas jornalistas de Mato Grosso ao expor numa rede social, a situação de miséria na qual vive com a esposa. Nela, pede ‘pelo amor de Deus’ que os amigos o ajudem, pois o barraco em que mora não tem telhado que possa abrigá-lo da chuva e está caindo, já que é feito de pedaços de madeira. Com as chuvas se aproximando dá para entender seu desespero.

Na madrugada desta quarta-feira (27) choveu. Ainda assim, o fotógrafo não faltou com seu compromisso pela manhã de estar em seu local de trabalho e cumprir sua função ainda que seu patrão não cumpra com a dele. A situação tem ainda o agravante de que, quando ciente do desabafo do funcionário de forma pública, este Gustavo Oliveira deu ordem para que ele retirasse a postagem para não ‘expor’ o veículo. Humilde, Lorival retirou. O que Gustavo Oliveira não contava é que os amigos já haviam repassado a situação para frente e todos estão mobilizados para fazer o que o sustento dele deveria garantir: um teto sob sua cabeça.

E não pensem os jornalistas que somente Lorival colhe miséria como resultado de aguentar caladoessa forma desumana detrabalho. Este será o destino de toda a categoria se esta não chegar, em breve, a um consenso para mudar a aceitação pacífica desta forma deturpada das relações de trabalho promovidas pelos donos de veículos de comunicação. Deturpação esta que já é seguida há dez anos pelo concorrente Folha do Estado.

Estranho pensar em Lorivalchegar a esta situação de pedir socorro apesar de não estar desempregado. E também como a categoria não consegue resolver a equação sobre como o Diário de Cuiabá se mantém no mercado há mais de 40 anos, recebendo, inclusive, ajuda de todas as esferas governamentais, para se manter ativa à custa da miséria humana e não consegue se erguer a fim de dar dignidade aos funcionários, ainda que tardia.

Como ajudar:os interessados em ajudar de forma rápida Lorival basta depositar qualquer quantia na conta:
Banco Itaú
Agência 7692
Conta 01957-8
CPF 182.036.201.91


A ajuda também pode ser em forma de materiais de construção e em trabalho de mutirão para erguer sua casa. Basta entrar em contato pelo facebook dele. 


Lois Lane - Assessoria Sindjor

9 comentários:

Walderson disse...

Cada empresário que explora os funcionários e nada acontece com esses chefes...

Anônimo disse...

Eu não acredito que um fotografo de jornal more num barraco daqueles, ta me parecendo mutreta.

Unknown disse...

EU ACREDITO PORQ EU O CONHEÇO E POR COINCIDENCIA CONHEÇO ALGUNS FUNCIONARIOS DESSE VEICULO NA MESMA SITUAÇAO...

Adriana disse...

Infelizmente, é a pura realidade. Tbm o conheço.

Anônimo disse...

PURA VERDADE ...ELE NÃO É O ÚNICO COMO SOBREVIVER DE VALES ...A CADA SESSENTA DIA .....NÃO É FÁCIL !!!

Luiz sevla disse...

Agora quero ver a foto da casinha do senhor GUSTAVO OLIVEIRA propietário do Diário de Cuiabá, já que ele alega dificuldades e crise na empresa para não pagar os funcionários, ele tbm deve esta na pior, ou será que não????... isso é pura safadeza, falta de vergonha na cara, a justiça tem mais e que penhorar os bens desse cidadão pra fazer com que ele honrre os salários daqueles que o sustena

Anônimo disse...

*um teto sobre sua cabeça.

buxexudo disse...

Só quem trabalha ou já trabalhou nessa empresa pode entender o que é ficar meses sem receber salarios.

Anônimo disse...

Bom Dia!
É um absurdo isso, enquanto dono de de jornal fica de boa, os jornalistas
ficam na pendenga na esperança de receber os atrasados.Muita safadeza!
Só quem não é da área fala besteira, como esse tal "Antônio"...pois nesse
jornal conheço vários jornalistas que passam por humilhações sendo cobrado todo dia
sem resposta para seus credores, e acreditando nas falsas promessas do
proprietário, mentiras deslavadas. Fico indignado o quanto jornalistas em MT
são tratados pior que chachorros, enganados. Pior é que a nossa branda justiça não toma uma atitude, nem as secretarias de comunicação, que pagam e publicam nesse jornal. Deveria ser
diferente, jornal não paga funcionário em dia, não tem verba da SECOM, municipal e estadual.
Só que tem um porém...esse povo de prefeitura e governo tem medo dos ógãos de imprensa ou rabo preso. E por fim...quem se ferra são os jornalistas.
Volta Jesus!!!